sábado, 14 de maio de 2011

Resumo da aula do dia 30 de março - Texto dissertativo (Parte 3)

Já falamos da etapa de planejamento e da introdução da dissertação. Agora é hora de tratar do desenvolvimento!

2) Desenvolvimento

A função principal do desenvolvimento é comprovar a tese. Para isso, o desenvolvimento deve apresentar  os argumentos de forma coerente e lógica.
No planejamento da dissertação (que aqui estamos chamando de plano de ideias), listamos os argumentos que dispomos para defender nossa tese. Agora é preciso verificar a coerência e a lógica desses argumentos.
  • Coerência: um argumento não pode, de forma alguma, contradizer o outro. Uma parte do texto não pode contradizer a outra.
  •  Lógica: é preciso pensar em qual ordem os argumentos serão apresentados ao longo do desenvolvimento. Eles precisam estar em uma ordem lógica, que faça sentido ao leitor.
    A apresentação dos argumentos em uma ordem lógica fortalece, solidifica a argumentação.
Vamos ver como o autor(a) da redação que estamos analisando construiu o desenvolvimento do seu texto. Comecemos com o primeiro parágrafo do desenvolvimento (linhas 7 à 13). Veja:
desenvolvimento1
Note que nesse parágrafo, o autor(a) desenvolve a primeira causa que sua tese afirma ser responsável pela era da imagética, a efemeridade. Como a efemeridade é responsável pela criação de imagens? Ele(a) explica (argumenta):
“devido a essa brevidade, motivo de desespero para os seres humanos, as pessoas buscam, cada vez mais, criar imagens baseadas no ‘carpe ciem’, afirmando haver meio de aproveitar as situações,mesmo que elas sejam fugazes."
Em outras palavras, o autor(a) afirma que diante de um mundo que é transitório, passageiro, em que tudo acontece muito rápido, as pessoas criam imagens baseadas na ideia de viver o agora, aproveitar o momento (carpe diem). Portanto, a efemeridade é uma das causas da criação de imagens no mundo. E assim, o autor(a) argumentou e comprovou a afirmação que fez na sua tese.

O segundo parágrafo do desenvolvimento apresenta o segundo fator responsável pela criação de imagens (e que também foi citado na tese). Observe:
desenvolvimento2
Qual a ideia desenvolvida nesse parágrafo?
O autor(a) usa o parágrafo para explicar de que forma a desigualdade social é responsável pela criação de imagens. Note que “desigualdade social” foi o segundo fator apontado na introdução como sendo responsável pela criação de imagens.

O último parágrafo, finalmente, desenvolve o terceiro e último fator apontado na introdução: as épocas passadas. Veja:
desenvolvimento3

Como podemos resumir a técnica utilizada na construção dessa dissertação?
Podemos dizer que ela foi construída dentro de um esquema de causa-consequência. Na introdução, o autor(a) apronta três causas como  responsáveis pela criação de imagens; depois, desenvolve cada uma dessas causas em um parágrafo diferente do desenvolvimento, mostrando qual a consequência de cada uma delas.
É claro que existem muitas outras formas para  a elaboração de uma dissertação, ainda falaremos mais sobre isso. Hoje, você ficou sabendo um pouco mais sobre o esquema causa-consequência.

No próximo post, falaremos sobre a conclusão. Até lá!

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