Olá, pessoal!
Como atraso, mas finalmente estou postando um resumo da nossa aula do dia 30 de março sobre Texto dissertativo. Espero que seja útil para vocês.
Dissertar é defender uma opinião, apresentar ideias e analisá-las. È estabelecer um ponto de vista baseado em argumentos lógicos; é estabelecer relações de causa e efeito. Aqui não basta expor, narrar ou descrever; é necessário explanar e explicar.
- O raciocínio deve imperar neste tipo de composição.
- Quanto melhor a fundamentação argumentativa, mais brilhante será o desempenho.
A) PLANEJAMENTO
A primeira e fundamental etapa do processo de escrita é o planejamento. Antes de iniciar a escrita do seu texto, reserve um tempo para desenvolver um plano de ideias. Veja, a seguir, um modelo de um roteiro que pode ser utilizado para o planejamento do texto dissertativo:
- Leia a proposta de redação. Leia os textos base (ou interprete imagens, tabelas, se for o caso) com atenção e procure compreender bem a temática proposta.
- Delimite o tema. No vestibular temos a preocupação com o tempo e com o tamanho do texto que, geralmente, é limitado ao máximo de 30 linhas. Daí surge a importância de delimitar o tema, ou seja, fazer um recorte da realidade apresentada por ele para que seja possível dar conta do que nos propomos a escrever em tão pouco espaço e tempo. Além disso, torna-se mais simples argumentar sobre um tema mais “fechado”.
Vamos supor que o tema proposto para a redação seja “A mulher e a sociedade”. Agora pense: quantos papéis diferentes a mulher pode desempenhar na sociedade? Obviamente, não é possível abranger todos esses papéis, de um só vez, em uma única dissertação. Então, é preciso delimitar o tema. Algumas possibilidades seriam:
- A mulher e o mercado de trabalho;
- A mulher no contexto doméstico;
- A mulher no contexto político.
Agora voltemos ao nosso roteiro de planejamento de escrita:
3. Desenvolva a tese. Uma vez delimitado o tema, pense: “O que quero falar sobre esse tema?”, “O que eu penso sobre isso?” ou “Qual a minha opinião sobre esse assunto?”. A resposta dessas questões lhe dará o que chamamos de tese. A tese é a ideia geral do que será tratado no texto, é aquilo sobre o qual você discorrerá no texto. A tese é uma afirmação direta da sua opinião sobre o assunto proposto. Todos os argumentos apresentados ao longo da dissertagem servirão para sustentar, comprovar e valorizar a tese.
Anote a tese no seu plano de ideias.
4. Liste os argumentos. Agora pense: “Como posso provar minha tese?”, “quais argumentos eu disponho para provar minha tese?”, "se eu precisasse defender essa ideia para alguém, o que eu falaria? Quais argumentos utilizaria?. A partir desses questionamentos, você deve obter os argumentos que sustentem sua tese.
Anote a ideia geral de cada argumento. Dois ou três bons argumentos são suficientes.
Atenção: Tome cuidado para não utilizar um argumento que, de alguma forma, entra em contradição com outro. Seu texto precisa ter coerência.
Alternativa:
Depois de formulada a tese (etapa 3), ao invés de listar uma série de argumentos (etapa 4), você pode usar a prova e a antítese. Veja como isso funciona:
a) Apresentar a prova. A prova consiste em um (ou mais) argumento(s) que comprovem a tese.
b) Apresente a antítese. Pense: “mesmo depois do meu argumento apresentado, como alguém poderia contra-argumentar? Quais seriam os contra-argumentos possíveis?”. Anote os contra-argumentos e desenvolva uma refutação para cada um deles. A antítese é formada pelo contra-argumento + sua respectiva refutação.
Seguindo esses simples passos, você terá agora um plano de ideias (um planejamento) para a construção do seu texto dissertativo.
No próximo post, veremos como esse plano de ideias deve ser distribuído dentro do modelo introdução, desenvolvimento e conclusão.
Dúvidas? Sugestões? foconoportugues@gmail.com
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