terça-feira, 12 de abril de 2011

Respostas às questões da aula do dia 09 de abril

Olá, pessoal!

Seguem as respostas das questões sobre os efeitos de sentidos produzidos com o uso de substantivos e adjetivos.

 

Questão 1

a) O substantivo “solteirona” na primeira sinopse refere-se a uma mulher que já atingiu certa idade e ainda não é casada.

b) O substantivo “mulher” não é usado com o mesmo sentido em ambas as sinopses. Na primeira, “mulher” indica que a personagem é do sexo feminino; na segunda, o substantivo “mulher” é utilizado como sinônimo de “esposa” ou “cônjuge”.

 

Questão 2

Sim, há uma diferença de sentido nas duas orações.

Na frase A, o adjetivo “estudioso” indica uma característica do aluno que é entendida como parte do seu modo de ser, de forma permanente, é como afirmar que o aluno tem o hábito de estudar e por isso ele passa de ano; na frase B, a locução adjetiva “que estuda” indica uma ação que se faz para um determinado fim, é como afirmar que qualquer aluno que estuda, seja estudioso ou não, passa de ano.

 

Questão 3

Gramaticalmente, não há diferença entre as expressões “homem pobre” e “pobre homem”. Em ambas, “homem” é substantivo e “pobre” é adjetivo. O que ocorre é apenas uma mudança de posição do adjetivo em relação ao substantivo.

Quanto ao sentido, “homem pobre” refere-se a um homem que não tem riquezas e bens materiais; “pobre homem”, por sua vez, refere-se a alguém que é digno de pena, que é vítima de uma situação.

 

Questão 4

As orações não têm o mesmo sentido. Dizer “Aquela garota não é feia” não é o mesmo que afirmar que “Aquela garota é bonita”. No uso cotidiano, essas expressões parecem indicar uma graduação entre a feiura e a beleza; portanto, na primeira oração, a garota, não sendo feia, não será necessariamente bonita. A segunda oração, por sua vez, apresenta uma afirmação explícita de que a garota é bonita.

 

Questão 5

A sequência “estradas, ruas, praças e a autoestima” mistura dois tipos de substantivos: “estradas”, “ruas” e “praças” são substantivos concretos, e “autoestima” é um substantivo abstrato.

O sentido construído indica que o trabalho dos detentos nas ruas, fora dos presídios, além de contribuir para a melhoria da cidade, permite que eles tenham uma ocupação e se sintam úteis, o que acaba por ajudar a recuperar suas autoestimas.

 

Questão 6

A grafia “halloween” é utilizada para fazer referência à festa tipicamente americana que é celebrada no Brasil de forma descontextualizada, sendo, segundo os integrantes da Sosaci, uma imposição cultural, e não uma manifestação popular da cultura brasileira. Ao se propor um ato de resistência cultural, surge a grafia “raloim”, que é uma adaptação brasileira da palavra estrangeira.

O efeito de sentido construído pela grafia “raloim” demonstra claramente o que a Sosaci propõe à festa de halloween no Brasil: uma adaptação ao jeito e à cultura brasileira.

 

Questão 7

Ao afirmar que “Célia foi o vereador mais votado”, entende-se que entre todos os candidatos ao cargo de  vereador, Célia foi a que mais recebeu votos. Por outro lado, afirmando que “Célia foi a vereadora mais votada”, o sentido seria de que a Célia foi a vereadora mulher mais votada, não sendo, necessariamente, a mais votada entre todos os candidatos.

 

Questão 8

a) O efeito de sentido gerado pelo adjetivo “levinho” em relação ao produto anunciado é que o produto não pesado, é bem leve, atributo importante para um computador portátil.

b) Em relação ao consumidor e à compra do produto, o adjetivo “levinho” indica que as prestações do produto são de baixo custo, não “pesam” no bolso do consumidor.

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